Previsão para os próximos 5 dias (10/02)

Arte: PNNotícias

SÁBADO (10)

sábado (10), será mais um dia com temperaturas altas. Na metade leste do estado o dia inicia com presença de nebulosidade e com ocorrência de chuva fraca e isolada em algumas localidades, no Grande Oeste o dia já começa com sol entre poucas nuvens e segue assim. A partir da tarde, a condição para pancadas de chuva e temporais isolados diminui em comparação aos dias anteriores devido à menor disponibilidade de umidade, mas ainda assim podem ser observados especialmente no Planalto Sul e no Litoral Sul, nas demais regiões do estado a chance de chuva é pequena, o risco é baixo para ocorrências. O vento sopra com intensidade fraca a moderada variando de leste a norte no interior do estado e de leste a nordeste no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 50 km/h.  As temperaturas mínimas variam entre 14 e 20 °C entre os planaltos, no Alto Vale e na Grd. Florianópolis Serrana e marcam entre 21 e 25°C nas outras áreas. As máximas oscilam entre 30 e 37°C no Oeste, Grande Oeste e no Litoral Sul, marcam entre 23 e 28°C no planalto Sul e variam entre 26 e 32°C no restante do estado. O risco é moderado a alto para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo. Mar pouco agitado, com ondas de até 1,5 m de direção leste no Litoral Sul e Calmo, com ondas de até 1,0 m variando de direção leste e nordeste da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte.

DOMINGO (11)

No domingo (11), a onda de calor segue atuando em Santa Catarina  e a previsão é de tempo firme e ensolarado em todo o estado. Há uma pequena possibilidade de pancadas bem isoladas e de chuva fraca/garoa nas áreas litorâneas e em suas proximidades, principalmente nos extremos do dia, mas estas não são as condições predominantes e não há riscos meteorológicos. O vento sopra de norte a nordeste em todas as regiões, com intensidade fraca a moderada e rajadas de até 45 km/h. As temperaturas mínimas oscilam entre 13 e 20°C entre os planaltos e variam entre 18 e 24°C no Oeste, extremo Oeste e no litoral. À tarde as temperaturas marcam entre 22 e 29°C no Planalto Sul e variam entre 26 e 38°C pelo estado, comas temperaturas mais altas sendo esperadas para o Oeste, Extremo Oeste e Litoral Sul. O risco é moderado a alto para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo.

SEGUNDA-FEIRA (12)

Na segunda-feira (12) deve ser observado o auge do calor, com temperaturas em torno dos 40°C em boa parte litoral, Vale do Itajaí e Extremo Oeste. A maior parte do dia deve ser com predomínio de sol entre poucas nuvens em grande parte do estado, mas entre a tarde e à noite, a aproximação de uma frente fria que estará atuando no RS, colabora para o aumento da nebulosidade, principalmente nas áreas ao sul do estado, há chance de pancadas de chuva e de temporais isolados, com destaque para o Planalto Sul e o Litoral Sul, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. Nas demais áreas do Centro e Leste catarinense, há possibilidade de chuva fraca e alguma pancada isolada de chuva à noite. O vento varia de norte e noroeste do Extremo Oeste aos planaltos, de norte a nordeste no litoral e proximidades, virando de sudeste no Litoral Sul à noite. As temperaturas mínimas oscilam entre 13 e 20°C no Centro e Leste de SC, marcando entre 20 e 26°C nas demais áreas. As máximas variam entre 30 e 34°C nos planaltos e Meio-Oeste e marcam entre 32 e 41°C pelo estado. O risco é moderado a alto para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (13), a passagem de uma frente fria pelo oceano provoca o aumento da nebulosidade, favorece a ocorrência de temporais entre a tarde e a noite, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. Na quarta-feira (14) o dia inicia chuvoso nas áreas litorâneas, condição que se espalha para o restante do estado ao longo do dia. Na terça-feira (13), com a passagem da frente fria, as temperaturas finalmente diminuem nas regiões de divisa com o RS, e na quarta-feira (14) em quase todo o estado, quando as máximas não passam dos 28°C do Meio-Oeste ao litoral, porém, no Oeste e Extremo Oeste as máximas seguem acima dos 31°C.

Autor:

Defesa Civil /

Publicado em:

10/02/2024

Compartilhe:

Notícias Recentes:

Increva-se

Receba as últimas notícias, eventos e ofertas especiais diretamente em sua caixa de entrada.​