Onda de calor intenso persiste em SC; veja até quando

Para a segunda-feira (12), a previsão é de que a onda de calor atinja seu ápice no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, onde as temperaturas podem ultrapassar os 38°C. Nestas regiões, a chegada de uma frente fria na terça-feira (13) pela manhã, a nebulosidade e chuva a ela associada fazem com que as temperaturas decaiam em relação à segunda (12), com máximas previstas entre 32°C e 34°C.

Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, tanto segunda (12) quanto terça-feira (13) serão marcadas pelo calor intenso. Na segunda-feira (12), as máximas podem chegar a 39°C, com possibilidade de alcançar os 40°C em alguns municípios do Médio Vale do Itajaí. Já na terça-feira (13), a massa de ar quente combinada à situação pré-frontal faz com que as temperaturas se elevem ainda mais nestas regiões, podendo superar os 40°C em cidades do Vale do Itajaí e do Litoral Norte.

Diante desse cenário, a Defesa Civil alerta para os riscos à saúde, destacando que o calor intenso pode provocar desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias nas áreas em laranja. A orientação é que a população se hidrate e evite a exposição solar durante as horas mais quentes do dia.

TERÇA-FEIRA (13)

Na terça-feira (13) de carnaval, a aproximação e passagem de uma nova frente fria favorece temporais e chuva intensa em todo o estado. A chuva começa nas áreas de divisa e se espalham pelas demais regiões entre a tarde e à noite. O risco é moderado a alto para ocorrências meteorológicas associadas aos temporais e permanece alto para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo. O amanhecer marca de 17°C a 20°C entre os planaltos e Meio-Oeste e de 23°C a 28°C nas demais áreas. A tarde ainda marcam temperaturas na casa dos 30°C em todas regiões, com os maiores valores previstos para as áreas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, onde podem marcar valores de 35 a 40°C.

QUARTA-FEIRA (14)

Na quarta-feira (14) o dia será marcado por tempo nublado e chuvoso, uma quebra no padrão em relação aos dias anteriores, devido a passagem de uma frente fria. O sistema deve organizar os ventos soprando com intensidade moderada do oceano para o continente, transportando umidade para o estado e mantendo o tempo fechado. Por consequência do tempo encoberto, as temperaturas já não sobem tanto, marcando valores abaixo de 23°C em todo o centro-leste. Permanece risco moderado para danos associados às chuvas, como alagamentos e enxurradas pontuais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (15) a frente fria se afasta de SC, mas a influência de uma área de baixa pressão mantém a condição para temporais entre o Grande Oeste e os planaltos. Estas condições se estendem para sexta-feira (16), com previsão para pancadas de chuva e temporais isolados, em especial no Grande Oeste. A nebulosidade e chuva mantém as temperaturas amenas no período.

Autor:

Publicado em:

12/02/2024

Compartilhe:

Notícias Recentes:

Increva-se

Receba as últimas notícias, eventos e ofertas especiais diretamente em sua caixa de entrada.​