De bobeira no Carnaval? Aproveite para separar documentos para a declaração do IR 2024


O Carnaval chegou e, se você não é do time da folia, pode aproveitar os dias de folga para descansar e, por que não?, separar os documentos necessários para a Declaração do Imposto de Renda 2024.

Isso vai facilitar bastante na hora de prestar contas ao Leão.

Para declarar, você precisa dos números de CPF e título de eleitor. Também é obrigatório informar CPF de todos os dependentes, seja qual for a idade deles

Separe o número do recibo da declaração do ano passado, caso você tenha enviado o documento.

Você também vai precisar ter em mais ois recibos dos gastos com despesas médicas e educação, que podem ser abatidas no Imposto de Renda. Para que você possa usá-los, eles precisam informar o CNPJ ou CPF do prestador de serviço e os seus dados ou de um dependente, se for o caso.

Aliás, guarde todos esses comprovantes depois de enviar a declaração, a Receita pode pedir para vê-los por um período de até cinco anos.

Os informes de rendimento, da empresa em que você trabalha e das instituições bancárias com as quais têm relacionamento, devem ser entregues a você até o fim do mês.

Se você vendeu carro, imóvel ou outros bens de valor, também vai precisar dos documentos relativos à transação, bem como os de eventuais financiamentos, pagamento de pensão alimentícia ou doação, recebimento de herança, empréstimos e consórcios.

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda está previsto para começar no dia 15 de março. Contribuintes terão até 31 de maio para enviar o documento para o Fisco.

Autor:

Publicado em:

12/02/2024

Compartilhe:

Notícias Recentes:

Increva-se

Receba as últimas notícias, eventos e ofertas especiais diretamente em sua caixa de entrada.​