Caminhoneiros autônomos de Santa Catarina decidem aderir à paralisação nacional

Valter Campanato

Caminhoneiros autônomos de Itajaí e de diversas regiões de Santa Catarina decidiram aderir à paralisação nacional da categoria. A decisão foi tomada durante reunião realizada nesta terça-feira, 17, no pátio do posto Dalçóquio, em resposta à recente alta no preço do diesel. Em assembleia com o Sinditac de Navegantes, os profissionais definiram o início da greve para as 18h desta quarta-feira, 18.

A mobilização teve início com transportadores ligados ao Porto de Santos e rapidamente ganhou força em outras regiões do país. Lideranças de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul já confirmaram apoio ao movimento. Em Itajaí, o encontro reuniu cerca de 200 motoristas, de um total estimado de três mil caminhoneiros autônomos que atuam na região, com expectativa de adesão entre 60% e 70% da categoria.

O principal motivo da paralisação é o impacto da alta no preço do diesel, que subiu quase 12% na última semana, chegando a R$ 6,80 em alguns postos. Segundo os caminhoneiros, o aumento eleva diretamente os custos da atividade e compromete a renda. A categoria reivindica um reajuste no valor do frete entre 10% e 12%, além de criticar os baixos valores pagos atualmente, que muitas vezes não cobrem os custos das viagens.

Autor:

Publicado em:

18/03/2026

Compartilhe: