Frente fria traz risco alto para alagamentos, deslizamentos e destelhamentos em SC

De acordo com a Defesa Civil, Santa Catarina enfrentará dias de instabilidade meteorológica nesta semana, a partir desta segunda-feira (24), com condições que incluem chuvas fortes, ventos intensos e variações bruscas de temperatura. A previsão indica que a situação meteorológica para os próximos dias é motivo de alerta para a população catarinense.

Segunda-feira (24) sob a influência de frente fria em Santa Catarina

Na segunda-feira (24) a atuação de uma frente fria deixa o tempo instável todo o estado. As pancadas de chuva e temporais iniciam pelas áreas de divisa com o RS (Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul) já na madrugada e avançam para as demais regiões no decorrer do dia. Os temporais podem vir acompanhados de chuva intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. 

O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, deslizamentos e destelhamentos. Os ventos predominam de quadrante norte na maior parte do dia nas áreas mais ao norte da região do Grande Oeste e sopram de quadrante sul no litoral, em áreas próximas e em regiões de divisa com o RS, com rajadas entre 50 e 70 km/h pelo estado, com risco baixo para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

Além disso, as máximas ocorrem no início da tarde, variando entre 20 a 27°C no Baixo Vale, Litoral Norte, Planalto Norte e no Vale do Itajaí, nas demais áreas elas permanecem mais baixas, marcando entre 13 e 19 °C pelo estado. O risco para ocorrências associadas ao declínio acentuado das temperaturas é moderado.  O mar fica pouco agitado em toda a costa catarinense, subindo a partir da tarde, com ondas de leste/sudeste, alturas entre 1,5 e 2,0m e picos de até 2,5m em alto mar.

Terça-feira (25) com tempo encoberto, chuvas Intensas e mar agitado

Na terça-feira (25) o tempo inicia encoberto em todas as regiões, com maior probabilidade de chuva em áreas de divisa com o Paraná, devido ao deslocamento da frente fria que se afasta de Santa Catarina. A partir da tarde, a intensificação de uma baixa pressão atmosférica favorece a formação de novas instabilidades pelo estado, com condições para pancadas de chuva e temporais isolados com chuva pontualmente intensa nestas áreas. 

A agitação marítima aumenta e o mar fica agitado em toda a costa, com ondas de leste/sudeste entre 2,0m e 2,5m e picos de até 3,0m. O risco é moderado para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas e marítimas. O vento sopra com intensidade fraca a moderada, variando de sudeste a nordeste no interior do estado e de sul a leste no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 60 km/h pelo estado, com risco baixo para ocorrências associadas aos ventos. 

Já as temperaturas mínimas variam entre 4 e 7°C nos pontos mais altos da Serra e marcam entre 8 e 14°C nas demais áreas. As máximas não sobem e variam entre 6 e 16°C pelo estado com as menores temperaturas nos pontos mais altos da Serra. O risco para ocorrências associadas ao declínio acentuado das temperaturas é moderado.

Quarta-feira (26) com vento forte devido a formação de ciclone

Na quarta-feira (26) devido ao processo de formação de um ciclone entre o RS e SC, as instabilidades seguem atuando no estado e provocando pancadas de chuva e temporais com chuva intensa em todas as regiões, com destaque para as regiões de divisa com o RS, onde a chuva deve ser mais intensa. O risco para ocorrências associadas a alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais é moderado a alto.

Os ventos sopram com intensidade fraca  a moderada, variando de norte a oeste no interior do estado e de direções variadas no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 70 km/h no estado que ganham intensidade à noite na costa entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, superando esses valores nessas áreas. 

O risco associado a queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica é moderado a pontualmente alto. As mínimas variam entre 8 e 13°C no interior do estado e marcam entre 11 e 17°C no litoral. As máximas oscilam entre 9 e 15°C no interior de SC e marcam entre 14  e 20°C no Litoral, Vale do Itajaí e no Planalto Norte.

Tendência para os próximos dias

Na quinta-feira (27), o ciclone se afasta de SC e o avanço de uma massa de ar seco e frio na retaguarda deste sistema deixa o tempo firme, com predomínio de sol entre poucas nuvens em todas as regiões na maior parte do dia e com temperaturas baixas no estado.

A sexta-feira (28), inicia com tempo estável no estado, mas a partir da tarde a aproximação e avança de uma frente fria, ocasiona pancadas de chuva e temporais isoladas em áreas de divisa com o RS e em parte do litoral, nas áreas ao norte do estado a chuva só deve chegar no sábado (29), quando a frente segue atuando em Santa Catarina.

Autor:

Publicado em:

24/06/2024

Compartilhe:

Pesquisar Notícia

Increva-se

Receba as últimas notícias, eventos e ofertas especiais diretamente em sua caixa de entrada.​