Anvisa aprova novo medicamento para aliviar sintomas da menopausa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, aprovou o uso do fezolinetanto, uma nova terapia oral não hormonal indicada para o tratamento das ondas de calor e dos suores noturnos associados à menopausa. O medicamento será comercializado no Brasil com o nome Veoza e será produzido pela empresa Astellas Farma.

Segundo o fabricante, a aprovação foi baseada em três estudos clínicos de fase 3 realizados na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, com a participação de mais de 3 mil pessoas. A medicação atua no equilíbrio de substâncias do cérebro responsáveis pelo controle da temperatura corporal, mecanismo que é afetado pela redução dos níveis de estrogênio durante a menopausa.

Dados apresentados pelo laboratório apontam que os chamados fogachos atingem até 80% das mulheres entre 40 e 65 anos. No Brasil, 36,2% das mulheres nessa faixa etária enfrentam sintomas moderados ou intensos, percentual superior à média global. Entre as brasileiras que sofrem com esses sintomas, quase 70% consideram as ondas de calor e os suores noturnos intensos, com impacto significativo na qualidade do sono, na produtividade e na qualidade de vida.

Autor:

Publicado em:

23/06/2026

Compartilhe: