Santa Catarina envia novos reforços para o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (6). Uma equipe de 39 bombeiros militares irá trocar com os 32 que estão no Estado e já foram responsáveis pelo resgate de mais de 1,5 mil pessoas e 200 animais.
O Estado é castigado pelas chuvas desde segunda-feira (29). Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 75 pessoas morreram e 103 pessoas estavam desaparecidas neste domingo (5).
Além da equipe, o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) informou que estão sendo enviadas dez viaturas 4×4, 17 embarcações, 11 motores de popa, drones e equipamentos para resgate em áreas deslizadas.
“Nossas equipes estão atuando diuturnamente em Lajeado, Santa Cruz do Sul e mais recentemente, na região da Grande Porto Alegre desde o primeiro dia do mês de maio. Esse revezamento é necessário e fundamental para que os bombeiros sigam atuando em pleno vigor ”, afirma o Subcomandante-Geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza.
Segundo o governador Jorginho Mello, Santa Catarina foi o primeiro Estado a enviar ajuda para o Rio Grande do Sul. As equipes enviadas vêm dos batalhões de Florianópolis, Curitibanos, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Tubarão, Canoinhas, São José e Balneário Camboriú.
Bombeiros resgataram 800 pessoas ilhadas em escola do Rio Grande do Sul
No sábado (4), a equipe catarinense foi chamada para resgatar 100 crianças que estavam ilhadas no segundo andar de uma escola.
No entanto, ao chegar lá, os militares viram que o local passou a ser utilizado como abrigo para famílias e encontraram aproximadamente 800 pessoas no local.
Para o resgate, os bombeiros atuaram por 14 horas ininterruptas no local.