Previsão do tempo indica geada já na quinta

Uma massa de ar frio de origem polar está prevista para descer pelo país a partir desta terça-feira (16), derrubando as temperaturas em diversas regiões.

O efeito mais notável será sentido no Sul, onde a massa de ar frio deve provocar geadas nas áreas mais elevadas da Serra do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná entre os dias 18 e 19 de abril.

Segundo o Climatempo, essa massa de ar frio não é causada diretamente por um ciclone extratropical, mas sim pela influência de um sistema de alta pressão que se formará sobre o Oceano Atlântico, próximo à costa da Argentina.

De acordo com a previsão, esse sistema funcionará como uma barreira, impedindo a massa de ar frio de se dissipar no mar e direcionando-a para o interior do continente, intensificando o frio nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Massa de ar frio: gradualidade e efeitos

Conforme a previsão, a massa de ar frio não é considerada muito forte, seus efeitos serão graduais e podem ser sentidos entre hoje e a próxima segunda-feira (22). As temperaturas mais baixas do ano até agora em diversas áreas das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser registradas durante esse período.

Na quarta-feira (17) o avanço de uma massa de ar seco estabiliza o tempo em todas as regiões e o sol volta a predominar em todo estado, principalmente a partir da tarde. Entre a madrugada e manhã, ainda há condições para chuvas fracas no litoral. Com o ingresso do ar mais frio, as temperaturas entram em gradativo declínio, começando pelas áreas de divisa com o RS. Entretanto, as mínimas devem ser “invertidas”, ou seja, devem ser registradas no final do dia com marcas entre 5°C e 12°C entre o Meio-Oeste e o Planalto Sul, 8°C a 14°C no Extremo Oeste, Oeste, Planalto Norte, Alto Vale e Grd. Florianópolis serrana e de 15°C a 19°C nas demais regiões. Com relação às temperaturas máximas, elas variam entre 17°C e 24°C entre o Grande Oeste e os planaltos e de 24°C a 28°C nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí. O risco é baixo a moderado a partir do final do dia para ocorrências relacionadas à hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. O mar segue agitado com ondas de sul entre 2 e 2,5 m e pico de até 3 m em alto mar entre Florianópolis e o Litoral Sul. 

QUINTA-FEIRA (18)

Na quinta-feira (18), a massa de ar seco ganha força sobre o estado, favorecendo predomínio de sol e tempo firme em todas as regiões. Durante a madrugada, há condições para formação de nevoeiros/neblina em áreas próximas ao Rio Uruguai e em trechos do Vale do Itajaí e litoral, mas que dissipam rapidamente no início da manhã. No amanhecer, não descarta-se a formação de geada de forma localizada em locais de vale/baixada do Planalto Sul e Meio-Oeste, onde os termômetros devem variar entre 2°C e 7°C, com valores pontualmente próximos dos 0°C. Nas demais áreas, marcas entre 7°C e 15°C, com o litoral, incluindo o Baixo e Médio Vale do Itajaí registrando os maiores valores. O risco é baixo a moderado entre a madrugada e o início da manhã para ocorrências relacionadas à hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Durante a tarde, o predomínio de sol favorece a elevação gradual das temperaturas com marcas entre 22 e 26°C no Extremo Oeste e Oeste, Litoral Sul, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e Litoral Norte e de 16°C a 22°C nas áreas de maior altitude.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a sexta-feira (19) e o sábado (20), o tempo permanece firme em todas as regiões catarinenses sob influência da massa de ar seco, que continua mantendo as temperaturas mais amenas. As mínimas no amanhecer ficam em torno dos 10°C/12°C em boa parte do estado e abaixo dos 5°C em trechos da Serra e do Meio-Oeste, especialmente na sexta (19). 

Autor:

Defesa Civil SC -

Publicado em:

16/04/2024

Compartilhe:

Pesquisar Notícia

Increva-se

Receba as últimas notícias, eventos e ofertas especiais diretamente em sua caixa de entrada.​