Por culpa no El Niño, temperaturas devem ficar acima da média na maior parte do planeta até maio

As temperaturas devem ficar acima da média na maior parte do planeta ente março e maio.

A previsão é da Organização Meteorológica Mundial, a OMM, e a culpa do fenômeno El Niño.

Caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial, o El Niño interfere diretamente na distribuição das chuvas e nas temperaturas em várias áreas do planeta.

Ele costuma ser registrado com periodicidade entre dois e sete anos e dura entre nove meses e um ano.

De acordo com a OMM, o fenômeno está perdendo força progressivamente, mas vai continuar impactando o clima global nos próximos meses, potencializando as consequências do aquecimento global, causado pelas atividades humanas.

Em comunicado, a entidade indicou uma chance de cerca de 60% de chance de que o El Niño persistir entre março e maio e de 80% de termos condições neutras, sem interferência do  El Niño, de abril a junho.

Ainda de acordo com a OMM, existe a possibilidade de que o La Niña, que é o fenômeno contrário do El Niño e caracterizado pelo esfriamento das águas do oceano Pacífico, se desenvolva ainda este ano, após um período de condições neutras, ou seja, provavelmente depois de junho.

O La Niña também causa transformações nas condições climáticas em diversas áreas do globo, interferindo principalmente no regime de chuvas de diferentes localidades.

Autor:

Publicado em:

06/03/2024

Compartilhe:

Pesquisar Notícia

Increva-se

Receba as últimas notícias, eventos e ofertas especiais diretamente em sua caixa de entrada.​