Imunizante contra dengue começará a ser distribuído na semana que vem aos 521 municípios que vão vacinar 

O Ministério da Saúde começa a distribuir na semana que vem a vacina contra a dengue para as localidades que vão oferecer o imunizante na rede pública.

Ao todo, 521 municípios de 16 Estados, além do Distrito Federal, foram selecionados pelo governo federal e vão vacinar jovens de 10 a 14 anos. São localidades com mais de 100 mil habitantes, alta taxa de transmissão da dengue em 2023 e agora em 2024 e onde a maioria dos casos é de dengue tipo 2

Os dois sorotipos da dengue têm transmissão e sintomas similares, mas o tipo 2 pode facilitar reinfecções e desenvolvimento de quadros graves da doença.

O Brasil recebeu a primeira remessa das vacinas que serão oferecidas pela rede pública no dia 21 de janeiro, mas o Ministério estava aguardando a tradução para o português da bula da vacina, que é uma exigência feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária ao fabricante, o laboratório japonês Takeda. 

Neste lote inicial que chegou ao Brasil, vieram cerda de 750 mil. Uma segunda remessa, com 570 mil doses, tem previsão para ser entregue neste mês de fevereiro.

Além dessas, outras 5,2 milhões de doses devem ser entregues ao longo do ano, até novembro.

Autor:

Publicado em:

02/02/2024

Compartilhe:

Notícias Recentes:

Increva-se

Receba as últimas notícias, eventos e ofertas especiais diretamente em sua caixa de entrada.​