Estados Unidos retiram tarifas sobre produtos agrícolas do Brasil

Foto: Jovem Pan/Reprodução

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira, 20, a retirada das tarifas de 40% que incidiam sobre carnes, café e outros produtos agrícolas brasileiros. A medida é retroativa e passa a valer para todas as cargas que entraram no território americano desde 13 de novembro, beneficiando exportadores de diversos setores.

No último dia 14, os EUA já haviam suspendido as tarifas comerciais recíprocas de 10%, que haviam sido impostas a todos os parceiros comerciais em abril. Na ocasião, o Brasil não foi citado diretamente, mas a decisão ocorreu após forte pressão de eleitores americanos sobre o governo Trump.

O país ainda enfrentava uma sobretaxa adicional de 40% desde agosto, aplicada após críticas do presidente Donald Trump ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal e às decisões do ministro Alexandre de Moraes envolvendo big techs. Com isso, o tarifaço total chegava a 50%.

Agora, o comunicado da Casa Branca afirma que a retirada das cobranças ocorre após uma conversa entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 6 de outubro. Segundo o documento, ambos concordaram em iniciar negociações para tratar dos pontos contestados no decreto americano, e essas discussões seguem em andamento.

Autor:

Publicado em:

21/11/2025

Compartilhe: