O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina recebeu nesta quarta-feira, 24, um reforço histórico para o atendimento à população. Em cerimônia realizada em Florianópolis, o governador Jorginho Mello entregou 56 novos caminhões de combate a incêndio e resgate, na maior renovação de frota já realizada pela corporação em seus quase 100 anos de existência. O investimento soma R$ 76,6 milhões e integra as ações que marcam o centenário da instituição, comemorado em 26 de setembro.
Os novos veículos incluem 14 caminhões-tanque e 42 caminhões de combate a incêndio, resgate e salvamento. Segundo o governo estadual, os equipamentos vão ampliar a capacidade operacional dos bombeiros, reduzindo o tempo de resposta nas ocorrências e garantindo mais eficiência no atendimento em todas as regiões catarinenses. Nos últimos três anos, a corporação já recebeu cerca de R$ 270 milhões em investimentos voltados à modernização da estrutura e da frota.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Fabiano de Souza, a entrega representa o maior processo de transformação da história da corporação. A meta é manter os caminhões de combate a incêndio com no máximo 15 anos de uso e os demais veículos renovados a cada cinco anos. Com os investimentos previstos até o fim de 2026, Santa Catarina deverá ter uma das frotas de bombeiros mais modernas do país.
Durante o evento também foi oficializada a incorporação de 630 bombeiros militares temporários e 975 policiais militares temporários. Os novos integrantes passarão por formação antes de iniciarem as atividades de apoio operacional em diversas regiões do estado. Segundo o governo, a medida busca reforçar a segurança pública e ampliar a capacidade de atendimento das corporações à população catarinense.






