Caixa libera novo lote de ressarcimento do antigo fundo PIS/Pasep

A Caixa Econômica Federal começou a pagar nesta quinta-feira, 25, um novo lote de ressarcimento das cotas do antigo fundo PIS/Pasep. Nesta etapa, recebem os trabalhadores, servidores públicos, herdeiros e dependentes que solicitaram o benefício até 31 de maio. O valor médio varia entre R$ 2,8 mil e R$ 2,9 mil, conforme o tempo de trabalho e o salário da época.

O benefício é destinado a quem trabalhou com carteira assinada ou como servidor público entre 1971 e 1988. Os valores são referentes às cotas do antigo fundo PIS/Pasep e não têm relação com o abono salarial pago atualmente. A consulta pode ser feita pelo portal Repis Cidadão, com uma conta Gov.br nos níveis prata ou ouro, ou pelo aplicativo do FGTS.

Quem tiver direito ao ressarcimento pode fazer o pedido pelo aplicativo FGTS, na opção “Ressarcimento PIS/Pasep”, ou em uma agência da Caixa, mediante apresentação de documento oficial com foto. O pagamento é realizado por depósito em conta. Para quem não é cliente da Caixa, é aberta automaticamente uma poupança social digital, movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Herdeiros também podem solicitar os valores, desde que apresentem a documentação exigida.

Os próximos pagamentos serão feitos conforme a data do pedido. Solicitações realizadas até segunda-feira, 30, serão pagas em segunda-feira, 27 de julho. O prazo para solicitar o ressarcimento segue até setembro de 2028. Após essa data, os recursos serão incorporados definitivamente ao Tesouro Nacional e não poderão mais ser sacados.

Autor:

Publicado em:

26/06/2026

Compartilhe: