A partir de domingo, 3 de agosto, todas as crianças de 4 anos passarão a receber uma dose adicional de reforço contra a poliomielite pelo Sistema Único de Saúde. Com a mudança, o esquema vacinal volta a contar com cinco aplicações, mas agora utilizando exclusivamente a vacina injetável, produzida com vírus inativado.
O calendário prevê três doses aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de dois reforços aos 15 meses e aos 4 anos. Segundo o Ministério da Saúde, a decisão foi tomada após recomendação de especialistas da Câmara Técnica Assessora em Imunizações. A medida reforça a proteção porque a imunidade contra a doença diminui ao longo do tempo. Crianças menores de 5 anos que ainda não completaram as cinco doses devem ser levadas a uma unidade de saúde para avaliação e atualização da carteira de vacinação.
O Brasil não registra casos de poliomielite há 37 anos e recebeu, em 1994, o certificado de área livre da circulação do vírus. Mesmo assim, autoridades de saúde alertam para a importância da vacinação, já que a doença ainda circula em alguns países. Conhecida como paralisia infantil, a poliomielite pode atingir o sistema nervoso, causar paralisia e até levar à morte. A imunização continua sendo a principal forma de evitar o retorno da doença ao país.







