A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu oito pessoas na manhã desta terça-feira (27) durante uma operação contra um grupo criminoso especializado em desvios de cargas, com atuação direta em Canoinhas, no Planalto Norte catarinense.
A ação ocorreu simultaneamente em cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, com apoio da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), das Polícias Militares do PR e de SP e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão.
Em Santa Catarina, além de Canoinhas, a operação também foi realizada em Joinville e São Bento do Sul. No Paraná, os alvos estavam em Curitiba, Fazenda Rio Grande e Rio Negro, e em Jataí (SP). Entre os presos estão líderes do esquema, motoristas de caminhão, um contador e pessoas responsáveis pela emissão de notas fiscais fraudulentas, utilizadas para dar aparência legal às cargas desviadas.
A investigação teve início em janeiro de 2025, após a recuperação, em Joinville, de uma carga de azeite de oliva avaliada em R$ 1 milhão, roubada na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo a PCPR, o grupo atuava desde 2023 e é suspeito por pelo menos 20 desvios de cargas de alto valor, como eletrônicos, salmão, televisores, geladeiras, máquinas de lavar, cabos de fibra óptica, ar-condicionado e pneus.
Os oito presos foram encaminhados ao sistema penitenciário, e as investigações continuam para localizar outros três envolvidos.






